1.9 Encontrando, instalando e removendo tools

Lição 15/50 | Tempo de Estudo: 15 Min

A imagem de um sistema Linux, por exemplo do Kali Linux contém as ferramentas mais comuns usadas no campo de testes de penetração (PenTest).

No entanto, não é prático incluir todas as ferramentas presentes no repositório (Questão de segurança, só instalar o que for necessário).

Portanto, precisaremos discutir como pesquisar, instalar ou remover ferramentas. Nesta seção, exploraremos o conjunto de ferramentas Advanced Package Tool (APT), bem como outros comandos que são úteis na execução de operações de manutenção no sistema operacional Debian Linux, que é bem similar as distribuições derivadas do mesmo, como Ubuntu e o próprio Kali Linux.

O APT é um conjunto de ferramentas que ajuda a gerenciar pacotes, ou aplicativos, em um sistema baseado em Debian.  Podemos usar o APT para instalar e remover aplicativos, atualizar pacotes e até mesmo atualizar o sistema inteiro. A mágica do APT está no fato de que ele é um sistema completo de gerenciamento de pacotes que instala ou remove o pacote solicitado satisfazendo recursivamente seus requisitos e dependências.


apt update


As informações sobre os pacotes APT são armazenadas em cache localmente para acelerar qualquer tipo de operação que envolva consulta ao banco de dados APT. Portanto, é sempre uma boa prática atualizar a lista de pacotes disponíveis, incluindo informações relacionadas às suas versões, descrições, etc. Podemos fazer isso com o comando apt update da seguinte forma:

apt update


apt upgrade


Após o banco de dados do APT ter sido atualizado, podemos atualizar os pacotes instalados e o sistema central para as versões mais recentes usando o comando apt upgrade.

Para atualizar um único pacote, adicione o nome do pacote após o comando apt upgrade como apt upgrade vim.


apt update vim



apt-cache search e apt show


O comando apt-cache search exibe muitas das informações armazenadas no banco de dados de pacotes em cache interno. Por exemplo, digamos que gostaríamos de instalar o aplicativo pure-ftpd via APT.
A primeira coisa que temos que fazer é descobrir se o aplicativo está ou não presente nos repositórios do nosso  Linux. Para fazer isso, prosseguiríamos passando o termo de pesquisa na linha de comando:

apt-cache search pure-ftpd




A saída acima indica que o aplicativo está presente no repositório. Há também algumas extensões de autenticação para o aplicativo pure-ftpd que podem ser instaladas se necessário.

Curiosamente, o pacote resource-agents está aparecendo em nossa pesquisa, mesmo que seu nome não contenha a palavra-chave “pure-ftpd”. O motivo por trás disso é que apt-cache search procura a palavra-chave solicitada na descrição do pacote em vez do nome do pacote em si.

Para confirmar que a descrição do pacote resource-agents realmente contém a palavra-chave “pure-ftpd”, passe o nome do pacote para apt show da seguinte forma:


apt show resource-agents



apt show pure-ftpd



apt install


O comando apt install pode ser usado para adicionar um pacote ao sistema com apt install seguido pelo nome do pacote. Vamos realizar a instalação do tcpdump:


apt install tcpdump



apt remove  --purge


O comando apt remove  com a opção purge remove completamente os pacotes do Linux. É importante observar que remover um pacote com apt remove remove todos os dados do pacote, mas deixa geralmente pequenos arquivos de configuração do usuário (modificados) para trás, caso a remoção tenha sido acidental. Adicionar a opção --purge remove tudo. Exemplos:

1. Remover por partes:

apt remove tcpdump
apt purge tcpdump


2. Remover de uma vez:


apt remove --purge tcpdump


3. Remover de uma vez mesmo:


apt purge tcpdump


dpkg


dpkg é a ferramenta principal usada para instalar um pacote, direta ou indiretamente por meio do APT. Também é a ferramenta preferida para usar ao operar offline, pois não requer uma conexão com a Internet. Observe que o dpkg não instalará nenhuma dependência que o pacote possa exigir. Para instalar um pacote com o dpkg, forneça a opção -i ou --install e o caminho para o arquivo do pacote .deb. Isso pressupõe que o arquivo .deb do pacote a ser instalado tenha sido baixado anteriormente ou obtido de alguma outra forma.

Exemplo:

- Vamos baixar o pacote cmatrix:

apt download cmatrix


- Realizar a instalação com o dpkg:


dpkg -i cmatrix_2.0-3_amd64.deb



- Verificar pelos pacotes instalados no sistema:


dpkg -l


Verificar se o pacote tcpdump está instalado:


dpkg -l | grep ssh


- Lista os arquivos instalados pelo pacote:


dpkg -L cmatrix



André Miranda Albuquerque

André Miranda Albuquerque

Designer de Produto
4.00
Perfil

Sessões de Aula

1- 3.1 Netcat 2- 4.1 Introdução a comandos de rede no Linux 3- 5.1 Shell Script 4- Temas abordados 5- Temas Abordados 6- 1.1 Instalação do Linux 7- 1.3 Atividades Pós-Instalação 8- 1.4 Usuário root e Usuário comum 9- 1.2 Utilizando LVM 10- 1.5 Sistemas de Arquivos 11- 1.6 Comandos Básicos 12- 1.7 Procurando Arquivos 13- 1.8 Gerenciando Serviços no Linux 14- 1.9 Encontrando, instalando e removendo tools 15- 2.1 Ambiente do Shell 16- 2.2 Piping e redirecionamento 17- 2.3 Procurando texto e manipulação 18- 2.4 Editando arquivos 19- 2.5 Comparando arquivos 20- 2.6 Gerenciando processos 21- 2.7 Monitorando arquivos e comandos 22- 2.8 Baixando arquivos 23- Slide Módulo 2 24- 3.2 Socat 25- Atuar com Cyber Security 26- 6.1 Uma Introdução ao Docker 27- 4.2 Introdução a Análise de Rede 28- 4.3 Networking 29- 4.4 Portas e Serviços 30- 4.5 Análise com Wireshark 31- 4.6 Análise com tcpdump 32- 5.2 Variáveis 33- 5.3 Argumentos 34- 5.4 Lendo Entrada 35- 5.5 Estruturas condicionais if, else e elif 36- 5. 6 Loops 37- 5.7 Criando Menus 38- 5. 8 Funções 39- Exemplos Práticos 40- 6.2 Instalação do Docker no Windows e Linux. 41- 6.3 Imagens e Containers 42- 6.4 Mais Prática - Gerenciando Containers 43- 6.5 Criar conta/usuário no Docker Hub 44- 6.6 Docker Cleanup - Limpando a Casa 45- 6.7 Volumes Docker 46- 6.8 Redes no Docker - Isolamento e Segurança 47- 4.0 🔒 Fundamentos de Redes para Cybersecurity 48- 🎯 EXERCÍCIOS PRÁTICOS 49- 🎯 Wireshark - EXERCÍCIOS PRÁTICOS 50- 🎯 TcpDump- EXERCÍCIOS PRÁTICOS